O Rio MeKong

Você com certeza já deve ter ouvido algo sobre o rio Mekong, não é mesmo? Isso por que ele é um dos maiores rios do mundo e se encontra no sudeste asiático, esse nome Mekong, é tailandês e significa Mae Nae Khong, onde o Mae significa Mãe e Nae significa água. Mekong tem uma das mais ricas biodiversidades do mundo onde mais de 1000 peixes já foram descobertos na área.

O rio Mekong é tão comprido que passa através da China, Laos, Tailândia, Camboja e do Vietnã com 4,350 quilômetros. Está em 13° em rio mais longo e em 10° em rio mais volumoso, incrível não?

Mekong tem a nascente em Mt. Guozongmucha, Qinghai e a foz no mar da China Meridional. Ao desaguar e sua foz, Mekong forma um grande delta, o Delta do Mekong, ou seja, ele faz um triangulo a sua volta, isso acontece no sul do Vietnã, deixando a terra mais fértil para as plantações de arroz. Na estação chuvosa com o volume aumentando, parte da água do rio vai para Tonle Sap.

Na fronteira com Laos, na Mekong superior o rio é limpo e tem uma fluidez considerável, a água tende a ser neutra e com um nível nutrientes baixo, mas na parte baixa do Mekong, devido a erosão dos barrancos, por causa da estação chuvosa, a água chega a ficar amarelada, com cor de terra.

A água do rio é usada para irrigar campos, garantindo a produção até mesmo nos dias quentes e secos. Na altura da Tailândia com Laos, ocorre um evento associado a serpente mitológica Naga que nele acontece de sair umas esferas flamejantes do rio, acendendo o céu. Os cientistas não chegaram a uma explicação quanto a essas “bolas de fogo”, embora já tenham levantado uma hipótese que seria um produto da ignição de gases de metano e nitrogênio originados por bactérias do fundo do rio.

Mas não se sabe ainda. E você? Se interessou pelo rio? Ficou com uma vontade de conhecer as belas águas que lá tem? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco que estamos aqui para o que precisar.